As 12 Melhores Churrascarias em Salvador

Se não bastasse ser palco de um dos melhores carnavais do Brasil e com praias incríveis, Salvador também contagia por suas churrascarias. Então, vamos falar sobre as melhores churrascarias de Salvador.

Afinal, para os amantes da carne, saiba que a capital baiana tem investido – e muito! – nesse prato que leva uma variedade de cortes, como corte tradicional, nobre (como o prime rib) e cozinha de fogo.

A exemplo disso, duas das melhores churrascarias de Salvador são a La Pulperia – especialista em carnes, oriundas da Argentina e Uruguai – e Carvão, conhecida pelo sabor na brasa.

Na dúvida sobre qual restaurante e churrascaria escolher para matar aquela fome depois de um passeio pelas ruas da capital da Bahia? É só conferir este post com 12 dicas de onde comer carnes em Salvador. Vamos lá!

Melhores churrascarias em Salvador: onde comer as melhores carnes na cidade?

Salvador (BA) é famosa pela comida típica da região, como vatapá e acarajé. Geralmente, todo turista já experimentou a comida quente dos baianos, já que é quase impossível resistir aos seus pratos típicos.

No entanto, os carnívoros de plantão, apaixonados por uma bela picanha e por uma carne suína suculenta, não precisam se despencar para outra cidade.

De fato, Salvador tem crescido bastante no quesito restaurante e churrascaria, e oferecendo opções alternativas aos clientes.

Por isso, selecionamos os restaurantes que merecem sua visita para saborear o melhor churrasco baiano.

1. Carvão, um dos melhores restaurantes de carne em Salvador

Restaurante Carvão
Crédito: Mary Berbert de Castro (Tripadvisor)

Carne gelada assada diretamente no carvão em brasa. Consegue imaginar? Pois é assim que a churrascaria Carvão prepara seu prato principal – que é bastante requisitado.

A técnica é chamada de Dirty Steak e deixa uma crosta mais visível da carne e sabor defumado, uma especialidade da casa.

Além disso, todos os cortes são feitos na grelha (movida a carvão) e à lenha, conferindo um sabor único aos pratos, como o prime rib, t-bone e bife ancho. A propósito, são carnes de altíssima qualidade. Prepare o bolso e o paladar.

Mas, para quem acha que churrascaria só tem carne, deixa a gente revelar algumas opções variadas como acompanhamento do churrasco:

  • Feijão tropeiro com ovo de codorna;
  • Mil-folhas de aipim;
  • Ravioli de queijo de cabra com abóbora assada;
  • Arroz preparado com caldo de costela assada na lenha durante a noite.

Já deu água na boca, não é? Então quando viajar para Salvador, não deixe de passar neste restaurante.

Endereço: R. Prof. Sabino Silva, 5, Chame-chame.

2. La Pulperia

Você ama carne importada? Pois em La Pulperia as carnes vêm da Argentina, Uruguai e África do Sul direto para a mesa do cliente mais exigente. Por isso, este restaurante está em nossa lista das melhores churrascarias em Salvador.

La Pulperia é um restaurante rústico, que permite os raios de sol atravessarem as frestas das árvores e atingirem as mesas. Um clima que mistura o clima tropical de Salvador com os ares rústicos de uma vida campestre.

Lá, é possível comer uma das melhores linguiças de pernil e de cordeiro e as empanadas argentinas de carne picante.

Assim, aproveite para esperar pelo coração de alcatra e a costela de boi saírem da parrilla, uma churrasqueira usada por uruguaios e argentinos para o preparo de carnes.

Dessa forma, é possível escolher entre uma das duas guarnições que os acompanham: polenta fria ou farofa de tapioca com bacon.

Endereço: R. Novo Horizonte, 39, Acupe de Brotas.

3. Boi Preto Prime, a premiada carne de churrasqueira

Boi Preto Prime
Crédito: Boi Preto Prime (Tripadvisor)

Uma enorme churrasqueira consome toneladas de carvão para assar diversos cortes de carnes no sistema de rodízio.

É assim que funciona o Boi Preto, com serviço prime e, claro, qualidade inquestionável e a melhor experiência para os amantes do bom churrasco.

Não à toa, foi eleito o restaurante com as melhores carnes pelo júri da Veja Comer & Beber, em 2018. Apesar de uma seleção de dar água na boca, como a costela prime e o assado de tira, o preferido do público continua sendo a boa e velha picanha.

E para fazer companhia, os cortes de cordeiro uruguaio, como carré, por exemplo, e a geleia de hortelã fazem bastante sucesso. Além disso, há também uma carta de vinhos com mais de 300 rótulos na adega.

Mas não é só isso. O restaurante também tem outras sugestões, como saladas, receitas que levam camarão e bacalhau, além de um balcão repleto de sushis e sashimis.

Endereço: Av. Octávio Mangabeira, 5095, Jardim Armação.

4. Barbacoa

Há mais de 20 anos na capital baiana, o Barbacoa é um dos melhores restaurantes em Salvador, com seus grelhados sobre a pedra vulcânica. A churrascaria apresenta ainda mais de 20 cortes, entre eles, o prime rib, o bife de chorizo e o lombo de javali.

O nome “Barbacoa” tem origem na grelha de madeira, usada pelos índios da América do Sul, de nome Arawak e que, inclusive, também originou a palavra “Barbecue”.

Há diversos tipos de acompanhamentos, como o arroz com brócolis, purê de mandioquinha e farofa da casa.

Para beber no Barbacoa, escolha uma garrafa de vinho entre os 150 rótulos disponíveis, como o Alamos Malbec 2016.

E não para por aí! Se você vai viajar com a família, pode levar as crianças ao Barbacoa durante o almoço, porque lá tem o espaço kids funcionando aos sábados, domingos e feriados.

Endereço: Avenida Tancredo Neves, 909, Caminho das Árvores.

5. Baitachê, costela bovina da melhor qualidade no Boca do Rio

Baitachê
Crédito: J Machado (Tripadvisor)

Antiga Tchê Picanha, a churrascaria Baitachê possui uma diversidade de carnes, incluindo a costela bovina, a maminha, a fraldinha e o cupim.

Os pratos são servidos no sistema de rodízio e quem quiser aproveitar um preço mais em conta, pode chegar na hora da janta.

Agora, se você chegou na churrascaria, mas não gosta de carne, pode escolher as melhores opções de buffet em Salvador, como as saladas, ovos de codorna, tomate seco, sushis e palmito.

Outras iguarias que você encontra no Baitachê são os doces – cuscuz de tapioca, queijos, geléias e manjar.

Endereço: Av. Dom Eugênio Sales, 9, Boca do Rio.

6. A Porteira

Se você for para o lado do Dique do Tororó, um dos pontos turísticos de Salvador, e bater aquela fome, experimente o restaurante A Porteira, de frente para o Dique.

Um dos seus destaques é a carne t-bone com angus, um corte com ossos misturados com filé mignon e chorizo, guarnecidos de arroz branco, feijão tropeiro e purê de aipim.

Há também a carne de sol de alcatra angus e o tradicional de churrascaria, creme de papaia com cassis. Para beber,  sugestão é a cerveja Stella Artois.

Endereço: Av. Vasco da Gama, s/nº, Dique do Tororó;

7. La Parrilla Porteña

La Parrilla Porteña
Crédito: Juliana C (Tripadvisor)

Da cozinha argentina direto para as mesas de Salvador. O La Parrilla Porteña tem ótimas opções para abrir o apetite, como os empanados de carne picante, porco agridoce e queijo com cebola.

Assim, o bife de chorizo, divinamente, ganha como acompanhamento o arroz com brócolis, farofa e batatas-bravas, sendo um dos pratos que você vai encontrar por lá.

São nove cortes de carne bovina, frango e peixe, incluindo a tirita de picanha, um dos preferidos da clientela.

Isso tudo, claro, harmonizado com excelentes safras de vinho, que variam entre R$50 a R$200. Destaque para o chileno Farmus Reserva Cabernet Sauvignon.

Endereço: Av. Juracy Magalhães, 1624, Mercado do Rio Vermelho.

8. Rincon Bueno

Esse é um dos restaurantes diferenciados quando o assunto é churrasco. Isso porque, diferente dos outros, as carnes aqui são feitas graças à parrilla – famosa por ser utilizada pelos uruguaios e argentinos, lembra?

Eles são o carro-chefe do Rincon Bueno, pois a parrilla é capaz de deixar os cortes nobres mais macios e com sabor de grelhado. Bom demais, não?

Enquanto aprecia o ambiente arejado, prove as empanadas argentinas de cebola com queijo, enquanto beberica uns drinks, vinho ou cerveja.

Endereço: Rua das Hortênsias, 600, Pituba (confira outras opções em Pituba aqui).

9. Filé do Juarez, o melhor filé de Salvador BA

Filé do Juarez
Crédito: andremoysescardoso (Tripadvisor)

Em atividade desde 1955, o Filé do Juarez é o patrimônio da gastronomia na Bahia. O modo de preparo das iguarias é sigilo absoluto, até para preservar o mistério e atrair os clientes.

Apesar do acompanhamento simples (a farofa com a cebola é dos deuses!), o filé surpreende as pessoas e consegue satisfazer até os paladares mais exigentes.

Você também precisa experimentar o fígado acebolado, arroz e feijão, tudo feito com esmero.

Para quem ama tradição e ambientes simples, vai gostar do melhor filé da terra do dendê.

Endereço: Travessia Frederico Pontes, 1, Comércio.

10. Boucherie

Os cortes nobres são especialidade do Boucherie, um restaurante que divide seu espaço com uma boutique de carnes.

A boa comida garante uma experiência exclusiva às pessoas, com opções que vão desde o prime rib ao tomahawk de wagyu. Junto deles acompanha as seguintes guarnições: creme de espinafre, arroz biro-biro, farofa de ovo com banana da terra e legumes a vapor.

Enquanto aguarda seu pedido na mesa, que tal petiscar uma linguiça italiana grelhada, com pão de alho e molho chimichurri? Uma delícia, hein!

Já no quesito sobremesas, aposte nos churros recheados de doce de leite. Essa é a sobremesa para finalizar com chave de ouro!

Endereço: Rua Rubens Guelli, 135, Itaigara.

11. Sagaz Assador

Sagaz Assador
Crédito: Sagaz Assador (Tripadvisor)

Saindo um pouco da inspiração argentina e italiana, entramos na cozinha espanhola, com uma de suas sugestões: tutano à lenha, com torradas e molho chimichurri. Mas esse restaurante não fica apenas nas carnes, não.

O polvo à galega recebe o tempero de ervas e páprica, além da escolta das batatas. Uma ótima pedida para quem ama os frutos do mar preparados de forma diferenciadas.

Outra opção é a parte do contrafilé (chamada de txuletón) maturada a seco por 40 dias. A peça é servida com arroz à mineira. Imperdível.

Para deixar a refeição com gostinho especial, peça o tinto Rio Sol, da carta de vinhos do Vale do São Francisco. É um excelente custo-benefício e não deixa a desejar para outros mais caros.

Endereço: Rua João Gomes, 168, Rio Vermelho.

12. Sal e Brasa

Sal e Brasa
Crédito: Sal e Brasa (Tripadvisor)

Com mais de 20 opções de carnes de rodízio, buffet de saladas e massas, o restaurante Sal e Brasa se destaca por seus pratos concorridos.

Entre eles, os cortes nobres, como a costela prime e o bife ancho. Há também bastante procura pela alcatra, que faz muito sucesso.

Para adoçar a boca, o petit gâteau flambado na hora, por exemplo, é a pedida certa, além de ser o preferido das pessoas.

Vale a pena também apreciar o vinho Lote 13, produzido na vinícola Marco Luigi, em Bento Gonçalves (RS), feito com uvas marselan, malbec e merlot.

Endereço: Rua Carimbamba, 917, Pituaçu.

Gostou das sugestões dos melhores restaurantes em Salvador BA?

De fato, os amantes de um bom restaurante e churrascaria não têm o que reclamar em Salvador. São iguarias diversificadas, saborosas e que reúnem o melhor da cozinha internacional e baiana.

Carnes na brasa, feitas com parrilla ou à lenha – sabores que se misturam à mesa do cliente, harmonizados com algum vinho entre vários rótulos disponíveis. Boas opções não faltam nas melhores churrascarias em Salvador.

Portanto, na hora de fazer sua escolha sobre em qual lugar comer as carnes mais apetitosas da Bahia, lembre-se deste post. Certeza de que entre as melhores churrascarias em Salvador incluídas aqui, um deles será o seu lugar favorito.

Bom apetite!