Os 13 Melhores Restaurantes na Pituba para você comer bem

Muitos restaurantes na Pituba abriram suas portas recentemente, somando-se aos estabelecimentos mais tradicionais para oferecer ao público uma maior diversidade de estilos com um ponto comum: o sabor da comida.

De maneira idêntica, a gastronomia não se resume ao ato de alimentação. Trata-se, atualmente, de um evento, um programa principal para os clientes que, desse modo, vivenciam experiências sensoriais únicas.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, os principais restaurantes na Pituba, a fim de ajudar você a encontrar as refeições mais deliciosas e, também, os ambientes mais encantadores nesta região. Boa leitura!

Os 13 melhores restaurantes na Pituba

1. Origem

Restaurante Origem
Crédito: AnaKareninaCouto (Tripadvisor)

O restaurante Origem se destaca pelos quitutes, doces, frutos-do-mar, leite de coco, azeite de dendê e outros ingredientes que estão na origem da culinária baiana, inspirando o seu conceito.

Eventualmente, seu cardápio articula itens frescos que integram o patrimônio cultural imaterial da Bahia, célebre, entre outros elementos, pela sua farta mesa de sabores.

Tanto quanto o menu de degustação (diretamente criado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca) é de suma importância a prioridade que o restaurante confere aos ingredientes locais, respeitando sua sazonalidade.

Decerto, a explosão dos sabores e o frescor dos ingredientes genuinamente locais, ao serem articulados às técnicas contemporâneas de preparação, fazem do Origem um restaurante inesquecível. A propósito, para conhecer essas delícias, é imprescindível ligar e fazer uma reserva.

2. Coco Bahia

Os elogiosos comentários dos clientes do restaurante Coco Bahia fazem jus à sua infraestrutura e atendimento. Assim também, fica evidente para quem o frequenta o excelente treinamento oferecido aos seus profissionais, sempre rápidos e atenciosos.

Em outras palavras, o cardápio é extremamente completo – apesar de ser claramente especializado em frutos do mar. Ou seja, os sucos são frutados e fartos. As sobremesas têm apresentações excelentes.

Inegavelmente, as porções são grandes o bastante para satisfazer 2 pessoas, a despeito de os preços não serem exatamente baixos. Como resultado, além dos frutos do mar e peixes, o restaurante Coco Bahia possui grande variedades de saladas – perfeitas para quem deseja refeições saudáveis e muito leves.

Principalmente, a salada Caprese é bem servido e, adicionalmente, demonstra uma ótima relação entre custo e benefício. De modo geral, além de bons, os pratos são bem elaborados.

Com toda a certeza, um dos diferenciais do restaurante Coco Bahia reside no fato de que a maioria das preparações é acompanhada por cremes, arroz e molhos pesados, portanto, não espere por pratos com frutos-do-mar e poucas guarnições.

Ainda que seja altamente recomendável para grupos grandes, o estabelecimento não aceita gorjetas, devido aos bons salários pagos aos seus funcionários.

3. SP 20

Restaurante SP20
Crédito: SP20 (Tripadvisor)

No SP 20, a comida é simplesmente maravilhosa e as bebidas, muito criativas. Ainda mais relevante: para os apreciadores da gastronomia japonesa, o estabelecimento é, também, muito bom.

Só que, no ambiente externo, geralmente, faz muito calor e, por lá, o atendimento pode melhorar um pouco. Por exemplo, o ponto positivo fica por conta do chef Tom, sempre atencioso e carismático.

Dessa forma, na parte superior do restaurante há um ambiente que comporta cerca de cento e trinta pessoas – altamente recomendável para a realização de confraternizações, baladas, reuniões, festas de aniversários, dentre outros eventos.

Nesse meio tempo, os clientes podem usufruir de música de qualidade, garantidas por excelentes DJs.

4. Canaã Boutique de Carnes

No restaurante Canaã Boutique de Carnes você poderá experimentar o cupim mais saboroso de Salvador. A carne é defumada por 6 horas na lenha de aroeira, sendo servido muito bem temperado, desmanchando na boca.

Outra opção interessante é o Canaã Samples – uma tábua de petiscos com rolinho de queijo, pães artesanais, cupim caramelizado, coxinhas de rabada, coxinhas de frango e costelinha suína.

Entre as bebidas, é possível escolher entre mais de duzentas cervejas artesanais, com preços acessíveis. Se você deseja se aventurar na cozinha, encontrará, ainda, mais de dois mil itens, como carnes, lenhas aromáticas, sais e temperos. Sem dúvida, um dos melhores restaurantes na Pituba.

5. Nemukta

Nemukta
Crédito: andreromeo (Tripadvisor)

Por certo, o Nemukta se distingue entre os restaurantes de Pituba por seu excelente atendimento e ótima comida. Ademais, é um estabelecimento que segue à risca todas as normas de distanciamento social geradas pela pandemia de COVID-19.

Por outro lado, é um bom programa para famílias. Vale destacar que o restaurante Nemukta foi o primeiro a servir ramen em Salvador. Desde 2017, seu menu vem sendo constantemente atualizado.

Posteriormente, novas intervenções no espaço o tornaram mais aconchegante, ampliando o ambiente. Dessa maneira, nos serviços de delivery, o restaurante Nemukta investiu em novas embalagens que conservam melhor a qualidade, a temperatura e o frescor dos alimentos.

Logo que entra no restaurante, os clientes se comprazem ao receberem um atendimento maravilhoso, proporcionado por uma equipe muito solícita e simpática.

Em princípio, o ramen (como o Tonkatsu) não é o único ponto forte do restaurante, uma vez que há grande variedade, incluindo sushis, Poke, Surrito, Karê e, ainda, drinks fenomenais, tais como o Maracujapa.

6. Sabores da Bahia

Conquanto a maioria dos turistas de Pituba se interessam pela tradicional moqueca de peixe, o restaurante Sabores da Bahia encanta os visitantes por meio de sua versão do preto com banana da terra e um “prato feito” (PF), bem servido, de salmão grelhado.

Aqui você encontra comida simples com bom tempero e qualidade a preços acessíveis, em um local dotado de excelente atendimento e fácil acesso.

Com o intuito de conhecer melhor o cardápio, vale a pena experimentar o risoto de camarão e polvo – muito saboroso – com uma pimenta capaz de dar um toque todo especial ao prato.

Outros destaques ficam por conta do espaguete com manjericão, lula e camarão. Mas, jantar no restaurante Sabores da Bahia representa, também, uma ótima alternativa para escapar das apresentações tradicionais de frutos do mar. Adicionalmente, o estabelecimento disponibiliza opções para quem não os aprecia, com menu infantis e carnes deliciosas.

7. La Cabana

La Cabana
Crédito: La Cabana (Tripadvisor)

É provável que o La Cabana seja um dos bons restaurantes da região que trabalhe com os menores preços.

Com efeito, ele também serve pratos individuais, com especial destaque para as postas de peixes ao molho de camarão, filé de frango ao molho de maracujá e os seus famosos filés à parmegiana. Por isso, está na nossa lista de melhores restaurantes na Pituba. 

8. Yan Ping

Em virtude da presença da marca Yan Ping nos pontos principais de Salvador, mesmo as pessoas quem nunca fizeram uma refeição no restaurante já ouviram falar a seu respeito.

Em suma, o Yan Ping oferece pratos da gastronomia japonesa e chinesa. O buffet tem início com as opções nipônicas – que se resumem aos hossomakis. Sobretudo, o sabor é razoável, sem merecer maiores destaques.

Na sequência, porém, tem início a comida chinesa – que é a verdadeira especialidade da casa. De tal sorte que passam a servir opções típicas, como os rolinhos primavera e de queijo, camarões ao molho de tomate, yakisoba, carne desfiada, frango xadrez, arroz chop suey, dentre outras.

9. Cantina Volpi

Cantina Volpi
Crédito: Viviane L (Tripadvisor)

A Cantina Volpi sem dúvida é um dos melhores restaurantes na Pituba. Ela oferece ótimo atendimento, deliciosas pizzas – com massas finas – e outras opções no menu, embora muitos clientes acabem indo ao estabelecimento atraídos pelas pizzas. Os preços são condizentes à proposta do estabelecimento.

O ambiente é familiar e lindamente decorado. Nas tardes de sábado, sempre há uma banda musical, geralmente, de chorinho. A despeito de os pratos serem individuais, todos são bastante generosos e não demoram a chegar na mesa.

10. Brisa Marítima

No Brisa Marítima, os preços são acessíveis e a comida é deliciosa. Por consequência, os clientes recebem cafezinhos e chazinhos de cortesia, ao passo que as sobremesas são comercializadas por peso.

No entanto, há enorme variedade de pratos e preparações especiais de acordo com o dia da semana, com extremo bom gosto e qualidade, em ambiente climatizado (que se encontra desativado em decorrência da pandemia) e ventilado.

Igualmente, se você procura a típica comida baiana, vá ao Restaurante Brisa Marítima na sexta-feira.

11. Buddha Bistrô Asiático

Buddha Bistrô Asiatico
Crédito: Buddha Bistrô Asiático (Tripadvisor)

Em primeiro lugar, a decoração deste restaurante chama a atenção devido às intervenções realizadas pela renomada artista Nila Carneiro. Enquanto isso, os sabores autênticos da Ásia agradam o paladar dos clientes.

O Buddha Bistrô Asiático é um estabelecimento relativamente novo, cuja ideia básica é a de compartilhar, vivenciar experiências de viagens gastronômicas pelo continente asiático – transcendendo a já tão conhecida culinária japonesa.

O estabelecimento investe na gastronomia de fusão, mesclando pratos dos mais diferentes países daquela região. O prato Nasi Goreng, de origem indonésia, é muito procurado – trata-se, resumidamente, de arroz apimentado e levemente adocicado, com ovo frito, especiarias e vegetais.

Os clientes podem escolher adicionar filé mignon, camarão ou frango. O valor, assim, varia segundo a proteína selecionada. Para a entrada, os camarões fritos empanados em coco são uma excelente opção.

A casa oferece molhos inusitados, como o especial japonês Soy Ginger, o molho com pimenta doce Sweet Chilli, o de pimenta picante Sambal e o molho cremoso de amendoim Sate.

12. Giulia Empório & Massas

Neste restaurante, as massas são bem leves e artesanais. Por fim, em nada lembram aquelas receitas industrializadas tão comuns nos supermercados.

Os preços praticados no Giulia Empório & Massas são honestos, fazendo valer a pena comprar, por exemplo, massas lisas com molhos brancos, rosé ou sugo.

Há, também, um delicioso tricolore – isto é, ravióli em forma de coração, recheado com damasco, ricota e queijo brie. Você pode adquiri-lo, caso deseje, com um saboroso molho de amêndoas.

Não obstante, caso queira provar alguma alternativa menos convencional, a nossa dica é provar o filé à parmegiana, servido com talharim.

13. Pasta Fast

Pasta Fast
Crédito: Pasta Fast (Tripadvisor)

Em síntese, o restaurante Pasta Fast oferece rodízios de massas italianas. A saber, tudo é feito na hora, passando bem quentinho pelas mesas. Primeiramente, as massas servidas são saborosas e acompanham uma salada básica de folhas.

A fim de agradar os clientes, a variedade não deixa a desejar. Conforme a tradição italiana, a fartura se manifesta em diversos tipos de macarrão, porém, raviólis e capelettis não são servidos nessas rodadas.

Por causa isso, em alguns dias o rodízio inclui rondelles (se for ao restaurante Pasta Fast lembre-se de provar o rondelli com castanhas). Posto que os preços são populares, dificilmente você sairá do local insatisfeito.

Assim sendo, a localização é um atrativo a mais: situado na orla da praia, o estabelecimento é aconchegante, limpo e simpático. Os rodízios, a despeito dos pontos negativos supracitados, incluem diversas opções de massas, risotos (como o excelente risoto ao funghi) e pizzas de ótima qualidade.

Em segundo lugar, mesmo que a carta de vinhos não ofereça muitas alternativas, as bebidas presentes são de boa qualidade e comercializadas a preços excelentes. Nesse interim, o buffer de queijos, saladas e demais acompanhamentos é delicioso. Tudo isso com um ótimo nível de atendimento.