Mergulho em Salvador: locais incríveis para você conhecer

A prática do mergulho em Salvador vem se popularizando, atraindo turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, interessados em conhecer tanto o Porto de Salvador quanto sua exuberante vida marinha, a fim de ter um divertimento satisfatório.

Desse modo, o mergulho em Salvador, BA, coloca os viajantes em contato direto com a natureza. 

De forma  semelhante aos passeios realizados pelo arquipélago de Abrolhos, é altamente recomendável contar com os serviços de um guia de turismo devidamente credenciado.

Por que fazer mergulho em Salvador com guia de turismo?

Para fazer mergulho com segurança em Salvador, seja nos arredores do Farol da Barra ou em outros pontos, contar com o apoio de um profissional capacitado em sua viagem é absolutamente indispensável.

Tanto o Farol da Barra quanto a cidade de Salvador, em si, são bastante conhecidos e procurados pelos praticantes de mergulho. Isso significa que nem todos os atrativos de Salvador se resumem aos pratos típicos, temperos picantes ou o carnaval.

Temperatura da água

Um dos indicadores mais importantes da qualidade dos pontos de mergulho é a temperatura da água. Ela deve estar agradável.

Embora cursos que preparem os interessados em mergulhos, como os oferecidos pela Galeão Sacramento, assegurem que os indivíduos utilizem roupas de neoprene, esse fator é essencial para o conforto do mergulhador.

Dias ensolarados

Diferentemente de outras localidades no Brasil, nos pontos de mergulho da capital baiana, segundo os especialistas da Galeão Sacramento, ao mergulhar com o sol a pino na região, a visibilidade aumenta.

Assim, isso facilita as atividades subaquáticas e ampliando o campo visual dos mergulhadores.

Melhores pontos de mergulho em Salvador

Melhores pontos de mergulho em Salvador
Créditos: wrlord2001 (Flickr)

A cidade de Salvador é privilegiada nos mais distintos aspectos, o que inclui a prática do mergulho. Suas águas apresentam temperaturas confortáveis durante todo o ano, variando entre 24 ºC e 30 ºC.

Outras condições favoráveis de Salvador para a prática do mergulho incluem a ausência de termoclinas.

Além disso, podemos citar a maior quantidade de naufrágios em uma mesma cidade e maior tempo para a navegação até a chegada em um ponto de mergulho (excetuando a ilha de Itaparica).

Banco da Panela no Porto de Salvador

Os especialistas consideram o Banco da Panela um importante sítio arqueológico e ideal para a viagem com intenção de realizar um mergulho, dada aos diversos naufrágios decorrentes das batalhas que ocorreram no século XVII.

Este ponto de mergulho está localizado no Porto de Salvador, nas proximidades do Forte São Marcelo.

Outra informação relevante que você pode recolher com um guia de turismo (desde que tenha realizado o curso apropriado e seja devidamente credenciado) é a de que o mergulho pode ser feito em profundidade que varia entre 5 m e 18 m.

Beirada do Badejo

Muitos consideram o Badejo excelente ponto para mergulhos. 

Segundo uma das melhores escolas de mergulhos, a Galeão Sacramento, há, no local, um pequeno drift, dado o declive no relevo submarino. Dessa forma, várias espécies o habitam. Por isso, não faltam navios de turistas que procuram o local.

Caramuanas

Caramuanas é um excelente ponto de mergulho em Salvador e um dos melhores entre todos os continentes. Por lá, você pode encontrar grandes formações de recifes de corais, bem como profundidade que varia entre 2 m e 30 m

Se você partir da ilha de Itaparica de barco, chegará ao local em cerca de 40 minutos.

Ilha dos Frades

O ponto de mergulho da ilha dos Frades conta com profundidade que vão de 5 m a 15 m. Assim, é possível realizar o mergulho, praticando o esporte em torno da ilha dos Frades, possibilitando apreciar toda a variedade de sua vida marinha.

Com efeito, a ilha dos Frades possui apenas seis quilômetros de extensão (isto é, é possível avistá-la completamente dos navios), situando-se, praticamente, junto ao centro da baía, com lindas paisagens – altamente convidativas ao mergulho.

Só para exemplificar, a ilha dos Frades obteve o status oficial de “reserva ecológica” no início da década de 1980. 

Desde um ponto de vista geográfico, sua baía tem o formato de uma estrela – com quinze pontas.

Além disso, há lindas cachoeiras, lagos, peixes, corais montanhas, coqueirais e praias. Há, também, vegetações típicas da Mata Atlântica, com árvores nativas como o pau-Brasil.

Jequiriçá

Entre os pontos de mergulho mais interessantes do Brasil, Jequiriçá não pode faltar na sua agenda de passeio. Sua profundidade varia entre 1 m e 30 m

Partindo de Itaparica, você pode chegar lá, de barco, em três horas.

Mar Azul: excelente oportunidade para apreciar a vida marinha

Entre os pontos de mergulho do Brasil, o Mar Azul (que fica a cerca de cinquenta quilômetros do famoso Porto da Barra) fica em mar aberto, no qual a profundidade pode ser abissal – levando-o a uma viagem de até mil metros!

Iate clube

Iate Clube
Créditos: Marcio Alegria (Flickr)

Conforme mencionado, a quantidade de naufrágios existentes em Salvador atrai mergulhadores de todo o país e vários lugares do mundo. 

Em frente ao Iate Clube, por exemplo, a Secretaria de Turismo da Bahia, visando atrair ainda mais turistas interessados em naufrágios, afundou tanto o rebocador quanto o Ferry Boat chamado “Agenor Gordilho”.

Quebramar Norte

Na Bahia, o Quebramar Norte foi construído para garantir a proteção do Porto de Salvador. 

Esse recife artificial, assim como os vários naufrágios, é um ótimo ponto para o mergulho, permitindo a visualização de camarões palhaços, cavalos-marinhos, peixe cofre, maria preta lulas, lagostas, dentre outras espécies.

Quebramar Sul

O Quebramar Sul, por sua vez, apresenta profundidade na qual a sua operadora preferida, certamente, estará acostumada a trabalhar, permitindo mergulhos que rendem lindas fotos de alguns dos mais interessantes naufrágios da Bahia. 

Um dado importante: a profundidade Quebramar Sul fica entre 5 m e 12 m.

Paredes

Vale ressaltar que paredes são formações rochosas cobertas de corais, dispostas em paralelo ao canal da Bahia. 

Além de contar com naufrágios disponíveis para a visitação, os mergulhos são efetuados através de carretilhas, de modo a elevar os níveis de segurança das pessoas que desejam apreciar tanto os naufrágios quanto a vida marinha.

Falha do Cretino

A extensão da Falha do Cretino abrange desde a entrada da baía (o “canal”, não confundir com o Estado da Bahia) até a barra do Paraguassu. A profundidade da água é ideal para os turistas que desejam tirar belas fotos subaquáticas.

A distância entre este ponto e o porto da capital da Bahia é de cerca de três milhas náuticas – o que equivale a cerca de quinze minutos de navegação.

Ao entrar na água, o mergulhador deve começar em 27 m de profundidade, descendo uma espécie de estrutura em degraus.

Todavia, fique atento: apesar de ser possível avistar lindos peixes (como no Porto da Barra) este mergulho não é indicado para iniciantes.

Com efeito, até mesmo os mergulhadores avançados precisam ser rigorosos nestas praias, pois é muito fácil perder a referência do fundo.

Snorkel

Porto da Barra

O Porto da Barra consolidou-se como a parte que mais recebe mergulhadores na cidade de Salvador. Isso se deve, em grande medida, à facilidade dos mergulhos. 

Assim, você parte diretamente da praia e, rapidamente, poderá vislumbrar as mais belas formações de corais e peixes de múltiplas espécies.

Há, pelo menos, duas escolas de mergulho que aproveitaram a atratividade da praia para construírem, ao longo da orla, as suas sedes.

Uma delas – a Submerso – é especializada no chamado “batismo de praia” e na realização de mergulhos adaptados, permitindo que deficientes físicos possam mergulhar e, também, usufruir das maravilhosas vistas de peixes e corais.

Dada a quantidade de turistas atraídos pela beleza dos peixes e dos corais na baía, surgem, infelizmente, alguns empreendimentos e/ou instrutores aventureiros que também oferecem o “batismo de praia”.

Não obstante, o mais indicado é sempre exigir as credenciais dos profissionais que oferecem os seus serviços.

Os motivos para tamanha precaução são evidentes: em torno de sua segurança, todas as medidas são indicadas, pois, não se trata de um simples banho em água doce, não é mesmo?

Nesta região, o local de mergulho é composto, em grande parte, por substrato inconsolidado e arenoso. Por esses motivos, existem pequenas pedras capazes de aglomerar certos organismos, como as raias.

Perguntas e Respostas

Quanto custa um mergulho em Salvador?

Os preços do passeio podem variar, geralmente, entre R$ 50,00 e R$ 150,00, conforme a empresa contratada, os treinamentos disponibilizados e os equipamentos usados.

Onde fazer snorkel em Salvador?

A Praia do Porto da Barra é a nossa recomendação para fazer snorkel em Salvador, devido à flora e fauna deslumbrantes, à temperatura agradável das águas e a calma do mar u2013 permitindo um excelente passeio, inclusive nos dias mais nublados.