O que fazer em Arraial d’Ajuda? Os 14 Melhores Passeios e Atrações da Região

Para muitos, quando se fala em viagem, o primeiro destino que vem à cabeça é a Bahia, por  possuir muitos locais maravilhosos para o turismo. E Arraial d’Ajuda também não fica atrás. Mas, o que fazer em Arraial d’Ajuda?

Pensando nisso, que tal curtir um lugar repleto de belezas naturais, tradições e gastronomia típica e internacional?

Parece mentira, mas tudo isso você encontra na vila de Arraial, também conhecida como Arraial d’Ajuda, o distrito mais procurado em Porto Seguro.

No caminho para chegar em Arraial d’Ajuda já fica evidente que será uma viagem diferente.

Assim, partindo do aeroporto de Porto Seguro, é preciso pegar uma balsa para atravessar o Rio Buranhém e fazer o caminho mais rápido para Arraial d’Ajuda. De Porto Seguro até Arraial d’Ajuda a viagem é de, aproximadamente, 30 minutos de carro.

Apesar de ser uma cidade de passagem para quem chega a Porto Seguro, a cidade de Arraial d ‘Ajuda  tem um centro histórico super bacana e praias estonteantes.

Para que você não deixe de aproveitar nada do distrito mais encantador do Brasil, vamos te dar dicas sobre o que fazer em Arraial d’Ajuda.

Arraial d’Ajuda possui uma atmosfera de vilarejo, onde o multicolorido que embeleza o Arraial está presente em cada esquina, dividindo espaço com arquitetura rústica e praias paradisíacas.

E no fim de tarde e à noite, você ainda pode explorar o centro histórico e os restaurantes surpreendentes da cidade. Assim, te mostraremos cada um desses lugares incríveis. Vamos lá?

O que fazer em Arraial d’Ajuda?

Vamos descrever as variadas opções de diversão e laser em Arraial d’Ajuda. Confira!

Passeios em Arraial d’Ajuda

1. Arraial d’Ajuda Eco Parque em Porto Seguro

Eco Parque Arraial D'Ajuda Atrações
Crédito: Rohger (Flickr)

Uma das melhores atrações da região, o parque aquático Eco Parque Arraial d’Ajuda fica localizado em frente às lindas piscinas naturais da praia do Mucugê.

Dessa forma, inaugurado em 12 de janeiro de 1997, os brinquedos que disponibilizam diversão para todas as idades.

Afinal, as atrações são da mesma empresa que fabricou os brinquedos da Disney, a Canadense Proslide, a maior fornecedora mundial de equipamentos destinados a parques aquáticos.

2. Costa do Descobrimento no Sul da Bahia

Costa do Descobrimento
Crédito: Anna Carolina Negri (Flickr)

A Costa do Descobrimento é um dos passeios altamente recomendados para quem curte turismo de aventura e ecoturismo. Afinal, se você sonha em mergulhar nas águas cristalinas da Bahia, este é o lugar!

As principais cidades que compõem a Costa do Descobrimento são Belmonte, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, por exemplo.

3. Trancoso

Trancoso
Crédito: Tabajara (Flickr)

A vila de Trancoso é puro charme e muito frequentada por artistas e turistas, tanto nacionais quanto internacionais. Dona de paisagens belíssimas e serviços e eventos diferenciados, Trancoso oferece passeios magníficos e cheios de cultura e história como o famoso Quadrado.

Se você está com o tempo apertado, vale a pena reservar um tempinho para fazer um bate volta e conhecer Trancoso e Porto Seguro.

Não podemos deixar de ressaltar que em Trancoso você pode curtir uma das mais belas praias do Brasil, a Praia do Espelho.

4. Passeio Canoa Havaiana Arraial d’Ajuda

Andar de canoa
Crédito: Antonio Fonseca (Flickr)

Neste passeio, você pode remar em uma canoa havaiana pela costa e apreciar a vida marinha de perto durante um mergulho, podendo ver tartarugas marinhas e golfinhos, por exemplo.

Além disso, você tem uma vista magnífica das falésias e de toda a cidade de Arraial.

Se essa for a sua primeira vez remando, não desanime!

Assim, ao chegar no local, você pode contar com um instrutor que lhe ensinará os fundamentos técnicos da remada, como remar em equipe, sobre as marés e ventos. Quando estiver pronto, é só pegar as canoas havaianas e preparar a canoa para navegar.

Ainda pode rolar uma parada de alguns minutos para mergulho próximo aos corais onde a vida marinha é mais rica.

Neste passeio, além de conhecer outro ângulo de Arraial d’Ajuda e curtir a vida marinha de pertinho, ainda faz um ótimo exercício.

5. Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda

Igreja Matriz Nossa Senhora D'Ajuda
Crédito: Max (Flickr)

O primeiro santuário do Brasil recebeu o nome de Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda em homenagem ao aparecimento da imagem da santa à São Tomé de Souza, trazida pelos jesuítas portugueses.

Atrás dela fica um mirante famoso, com uma vista exuberante da costa e uma fonte de água pura considerada milagrosa, além da tradição local de amarrar uma fitinha do Senhor do Bonfim nas grades do mirante, para que seus desejos sejam realizados.

À noite você pode desfrutar de um delicioso jantar nos restaurantes voltados às culinárias italiana e argentina, (considerado o carro chefe), já que muitos dos donos de restaurantes da região são argentinos.

6. Largo d’Ajuda

Largo D'Ajuda
Crédito: Giovani Fernandes (Flickr)

Com um charmoso casario colonial, o Largo d’Ajuda, também conhecido como praça da igreja, oferece muitas opções de lojas de bares, cafeterias, lojas de artesanato e pousadas, por exemplo.

Além disso, o local conta com uma vista incrível das praias e do mirante onde os devotos penduram as fitinhas de agradecimento à Nossa Senhora.

7. Praça São Brás

Centro Histórico Arraial
Crédito: Rogerio Machado (Flickr)

A Praça é rodeada por estabelecimentos populares como restaurantes, lojas e bares com música ao vivo, além da feira de artesanato e comércio variado voltado tanto para os moradores quanto para o turismo.

Portanto, começando na Praça de São Brás, a Rua do Mucugê desce o morro em direção à Praia do Mucugê. De fato, essa é uma das áreas mais econômicas para se hospedar na região do Centro Histórico Arraial.

8. Aldeia Pataxó Mirapé

Aldeia Pataxó
Crédito: Igor Sirrudo (Flickr)

Que tal curtir um dia inteiro na Aldeia Pataxó Mirapé?

Dessa forma, a cerca de 20 minutos do centro, a Aldeia Mirapé fica próxima da Reserva da Jaqueira.

Assim, você irá fazer um mergulho na cultura da tribo aprendendo algumas técnicas de artesanato e como funcionam as ervas medicinais da floresta e pintura facial.

Nesse passeio, por exemplo, você ainda pode provar o peixe na folha de patioba além de diversos chás e kauin, uma bebida fermentada de mandioca.

O local conta com várias barraquinhas com artesanato para venda. Não esqueça de levar o protetor solar, repelente e dinheiro físico.

9. Parque Nacional do Pau Brasil

Parque Nacional do Pau Brasil
Crédito: Ministério Meio Ambiente MMA (Flickr)

A região do Parque foi tombada pela UNESCO, tornando-se assim patrimônio internacional. Criado para proteger a Mata Atlântica, em especial, o Pau-Brasil, árvore que dá origem ao nome do nosso país, é uma das mais importantes unidades de conservação de proteção integral no sul da Bahia, muito conhecida em Porto Seguro.

Com uma imensa diversidade de cores, sons e espécies, o Parque Nacional do Pau Brasil se torna uma experiência inesquecível. Vale a pena a visitação.

Escolha roupas leves para o passeio ficar ainda melhor e não esqueça o celular ou máquina para registrar fotos incríveis.

10. Cervejaria Arraial d’Ajuda

Cervejaria Arraial D'Ajuda
Crédito: SitaCaro (tripadvisor)

A Cervejaria Arraial d’Ajuda produz tipos variados de cervejas artesanais, utilizando insumos de alta qualidade, as propriedades típicas do estilo artesanal são garantidas.

Portanto, experimente algumas cervejas feitas em homenagem a algumas praias de Arraial como a Pitinga, e a Arraiana Rock N’ Roll, uma homenagem à vida noturna de Arraial.

Atualmente você encontra um stand de venda e degustação na rua do Mucugê, que conta com uma cerveja em sua homenagem. Além de degustar, você também pode conhecer o processo de produção das cervejas em uma visita à fábrica. Basta entrar em contato para confirmar a disponibilidade.

Endereço: Rua São João, número 47, Arraial d’Ajuda.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.

Vida Noturna

11. Praça São Brás/Praça da Feira Hippie

Rua Mucugê
Crédito: Tony King (Flickr)

Se você gosta de comprar artesanato, a Praça São Brás, também conhecida como Praça da Feira Hippie, é o local ideal. Além das apresentações de lambada a praça dispõe de barracas com bebidas típicas da região.  É o lugar para quem gosta de movimento.

Rua do Mucugê

Principal praia de Arraial d’Ajuda, a rua Mucugê recebeu o título de “Rua Mais Charmosa do Brasil” é a melhor opção de passeio à noite já que concentra todos os bares e restaurantes mais interessantes.

Assim, ir até Arraial e não andar à noite por Mucugê é como ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor.

Dessa forma, é uma ótima pedida para quem procura boa música, chopp gelado e maravilhosa gastronomia é a Praça Caminho do Mar, na  Rua do Mucugê.

12. Beco das Cores

Beco das Cores
Crédito: Prefeitura do Salvador (Flickr)

O Beco das Cores é um lugar interessante para quem quer ouvir música. Passear por várias lojinhas e bares com música ao vivo nos finais de semana. É um ambiente bem descolado e descontraído, animado para quem quer curtir a noite.

13. Morocha Club

Morocha Club
Crédito: Olho D Vidro (Flickr)

O Morocha Club foi aberto em 2001 e é, atualmente, um dos melhores points para se curtir a vida noturna mais famosa de Arraial d’Ajuda.

Com shows ao vivo todas as noites e a sofisticação da culinária contemporânea, o Morocha reúne o melhor da balada com drinks diferenciados e alto astral com o clima aconchegante e comida boa para você curtir momentos especiais e shows incríveis, sem deixar a paquera de lado.

Além disso, o clube também realiza eventos e aniversários com condições incomparáveis e sabores especiais, além de um ambiente com muita descontração para seus convidados ficarem à vontade.

14. Galeria d’Ajuda

Galeria D'Ajuda
Crédito: Rafael (Tripadvisor)

A Galeria está em funcionamento desde 1994 e proporciona um passeio agradável com atrações que vão desde a variedade de artesanatos até hospedagens.

Nela, você encontra de tudo: tabacaria, moda, artesanatos – como Odhara Roupas e Acessórios e Patrícia Carreira Moda Artesanal -, restaurantes e várias opções de alimentação como o Art Sushi Temakeria, Restaurante Cantinho Mineiro, Sorveteria Sumatra, além de apartamento para locação.

Endereço: Rua do Mucugê. número 118, Centro, Arraial d’Ajuda

Horário de funcionamento: De segunda a domingo das 07:00 às 23:00

As mais bonitas praias de Arraial

Confira a lista completa de praias de Arraial D’Ajuda aqui.

Praia de Taípe

Praia de Taípe
Crédito: Nailton Barbosa (Flickr)

A Praia de Taípe fica entre Arraial e Trancoso. Uma das praias mais preservadas de Arraial d’Ajuda, a praia do Taípe possui trechos de mata nativa intocados.

Essa praia parece um paraíso e chama a atenção pelas  imponentes falésias com tons que vão do branco ao vermelho e podem chegar a 45 metros de altura.

Praia da Pitinga

Praia de Pitinga
Crédito: Julye Marley (Flickr)

Na praia da Pitinga, você encontra água límpida e um pequeno rio que encontra o mar, além de barracas na beira do mar que são ideais para um descanso quando estiver em Arraial.

Quando a maré está baixa, é possível se deliciar na piscina natural que se forma ali. E se você também curte esportes radicais, não deixe de fazer o voo de parapente. Um verdadeiro espetáculo!

Praia do Espelho

Admirar a natureza
Crédito: Fernanda Carvalho (Flickr)

A praia tem uma estrutura ótima para passeios à beira do mar enquanto observa as falésias espetaculares do local.

Além disso, tem diferentes restaurantes, bares e até pousadas. Dependendo do clima, o mar fica parecendo uma superfície espelhada que reflete o que estiver ao redor.

A Praia do Espelho é, sem dúvida, um dos passeios espetaculares que não vão sair da sua memória, então, aproveite para bater muitas fotos.

Praia dos Coqueiros

Praia dos Coqueiros
Crédito: Leandro Macedo Gonçalves (Flickr)

Excelente para um mergulho na maré baixa, a Praia dos Coqueiros exibe um mar de águas claras e mornas, e é uma visita obrigatória para você que está na cidade de Porto.

O rio que vem do mangue pode ter um cheiro um pouco forte, mas fica mais ameno na maré alta. Nada que atrapalhe o passeio pela natureza maravilhosa. Sem dúvida, um lugar muito bonito!

Sting Praia Bar

Sting Praia Bar
Crédito: Karib Ribeiro (Flickr)

Muito mais que um bar de praia! Sting Praia Bar é sinônimo de bem-estar à beira-mar. Com gastronomia diferenciada, cerveja gelada e drinks exclusivos, lugar ideal para celebrar seus eventos e curtir os melhores  momentos na barraca de praia mais badalada de Arraial.

Dica: vale a pena assistir ao curta “Arraial d’Ajuda, Esquina do Mundo”, que conta as histórias e o cotidiano dos moradores da cidade.

Praia Da Lagoa Azul

Praia da Lagoa Azul
Crédito: Carlos Alberto Novelino de Amorim (Flickr)

A praia leva o nome de Lagoa Azul devido a uma lagoa que existia no centro da praia. Com uma larga faixa de areia, a praia é ideal para quem ama fazer caminhadas.

Dessa forma, a praia é atrativa não só para curtir um dia de sol, mas em época de chuva é possível curtir o poço que se forma de lama rica em silicato de alumínio e com características terapêuticas.

Praia dos Pescadores – Arraial d’Ajuda

Praia dos Pescadores
Crédito: Daniel Silva (Flickr)

A praia dos Pescadores, como o próprio nome já diz, é uma praia popular entre os moradores da região, principalmente pelos pescadores, que atracam os barcos em suas águas. Ela é a praia mais próxima do centro histórico da cidade de Arraial.

Essa praia pode ser acessada ou por meio da praia de Araçaípe ou através de uma rua ao lado da entrada do Arraial d’Ajuda Eco Parque. Com poucas barracas de praia na areia, é uma praia excelente para fazer caminhadas tranquilas.

Praia do Parracho

Praia do Parracho
Crédito: ADRIANA SA (Flickr)

Se você quer fugir da agitação e procura um pouco de tranquilidade, o melhor é ir mais para o sul, para a Praia do Parracho.

Com uma faixa de areia branquinha e um mar de águas azuis tão cristalinas que se pode observar o fundo do mar pelas águas calmas e mornas, a Praia do Parracho é o lugar certo para tranquilos banhos de mar pois quase não tem ondas.

Dicas de onde ficar em Arraial d’Ajuda, BA

Repleta de ruas arborizadas com pousadas e restaurantes lindos, em Arraial d ‘Ajuda não faltam opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos.

O centro de Arraial d’Ajuda é onde se encontram os principais atrativos turísticos da cidade com diversos serviços como lojas, restaurantes, bares e o agito noturno.

Além de conter grande parte das pousadas e hotéis, no centro ficam a Rua do Mucugê, a Praça São Brás e o Largo d’Ajuda (área histórica), ou seja, estando na rua Mucugê você está perto do agito noturno e da área gastronômica da cidade.

Hotel Pousada Arraial Sol

Hotel Pousada Arraial Sol
Crédito: Luiz N (Tripadvisor)

Por causa da sua localização na Estrada da Balsa, a Pousada Arraial Sol fica a cerca de 80 metros da Praia de Araçaípe e conta com fluxo frequente de transporte para o centro de Arraial, além da proximidade da Praia de Pitinga e da Lagoa Azul. A Estrada da Balsa cruza toda a Praia de Araçaípe. (clique para conhecer)

Endereço: Estrada da Balsa, 1415.

Aquarela Praia

Aquarela Praia
Crédito: Aquarela Praia (Tripadvisor)

Com um ambiente confortável à beira-mar, o Hotel é uma mistura de conforto e conveniência. Ideal para toda a família, o lugar tem caíque, piscinas, quadra de areia, pula pula e muito mais.

Outra vantagem do Aquarela Praia é que ele fica super perto de alguns pontos turísticos de Arraial, como Capela de Nossa Senhora da Ajuda (3,5 km) e Largo da Ajuda (3,5 km). Durante a viagem, você ainda pode conferir a bela galeria de arte “Galeria de Arte Keko Valenzuela”.

Para quem gosta de churrasco, o Aquarela Praia fica perto do Ponto Do Espeto Beach, da Toca Do Calango e do popular Sabor Do Povo Restaurante.

Aproveite para experimentar tudo o que o Arraial d’Ajuda tem a oferecer. (clique para conhecer)

Endereço: Estrada do Arraial d’Ajuda, 7.

Arraial d’Ajuda Eco Resort

Arraial D'Ajuda Eco Resort
Crédito: Arraial D’Ajuda Eco Resort (Tripadvisor)

Se procura um ambiente tranquilo para recarregar as baterias e também curtir com a família, o Arraial d’Ajuda Eco Resort, localizado na Praia do Apaga Fogo, além de todo o conforto e ambiente familiar, oferece ingresso e transporte gratuitos para seu famoso parque aquático Arraial Eco Parque.

O Resort se encontra a cerca de dois quilômetros da Passarela do Descobrimento e a cinco do aeroporto de Porto Seguro.

Aproveite a estadia para visitar a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (3,7 km) e o Largo da Ajuda (3,7 km). O hotel oferece uma balsa exclusiva para seus hóspedes façam a travessia para Porto Seguro.

Endereço: Ponta do Apaga Fogo, 60. (clique para conhecer)

Pousada Recanto da Terra

Pousada Recanto da Terra
Crédito: bermudezjp (Tripadvisor)

Localizada no meio de uma área preservada da mata ecológica, a estadia na pousada permite que você curta todos os benefícios do lugar e ainda experimente tudo o que Arraial d’Ajuda tem a oferecer.

A pousada se encontra a 400 metros do centro da cidade, 300 metros da Galeria Beco das Cores e, 200 e 800 metros, respectivamente, da praia de Mucugê e praia do Parracho – duas das melhores praias.

A  antiga Pousada Mata Atlântica e a atual Pousada Recanto da Terra é garantia de tranquilidade e ambientes diferenciados para você e a sua família. (clique para conhecer)

Endereço: Alameda dos Flamboyants,  204.

Yucca Pousada

Yucca Pousada
Crédito: Yucca Pousada (Tripadvisor)

A charmosa Pousada Yucca, localizada logo na entrada de Arraial d’Ajuda, conta com uma atmosfera de casa de praia, cercada de verde por todos os lados. O ambiente é muito aconchegante e amplo, elegante sem perder a simplicidade.

Com uma localização excelente, dá para ir caminhando para o Eco Park, além de contar com a facilidade de locomoção já que há vans e ônibus na porta da pousada que proporcionam acesso rápido às praias, a vila e a balsa.

Além da comodidade de curtir os arredores, ao se hospedar na pousada Yucca você pode usufruir das áreas de lazer, como piscina e jardim tropical, onde é servido o café da manhã que, além de delicioso, é saudável, inclusive com produtos alimentícios orgânicos. (clique para conhecer)

Endereço: Estrada da Balsa, 2686.

Onde comer em Arraial d’Ajuda?

Café da Santa

Café da Santa
Crédito: Laamy B (Tripadvisor)

O Café mais charmoso da cidade no centro histórico com comidas produzidas artesanalmente, docinhos deliciosos e, muitas vezes, com som ao vivo de jazz. Aproveite as mesas que ficam em frente ao jardim. Vale a pena conhecer!

Um Café Confeitaria Bistrô encantador, um serviço dedicado e eficiente, espaço aconchegante e surpreendente com um lindo e amplo jardim interno, localizado no coração do Arraial d’Ajuda, na Praça da Igreja, fazem o ambiente do café ser muito convidativo.

O cardápio variado conta com opções de cafés, quiches, croissants, doces, croissants e até pratos quentes com massas frescas.

Endereço: Praça Brigadeiro Eduardo Gomes, número 134, Arraial d’ Ajuda.

Horário de funcionamento: De segunda a domingo das 07:00 as 11:00.

Restaurante Paulo Pescador

Restaurante Paulo Pescador
Crédito: Camila F (Tripadvisor)

Se você ama frutos do mar e não abre mão da qualidade e conforto, o restaurante Paulo Pescador é o lugar certo para você.

Muito bem servido e com preço justo, você irá se deliciar com pratos excelentes de filé de peixe, bobó de camarão, strogonoff de camarão e muito mais.

Endereço: Praça São Brás, número 116, centro, BA.

Horário de atendimento: De quarta a domingo das 12:00 às 23:00.

Sorveteria Coelhinho

Sorveteria Coelhinho
Crédito: Lauro Fidelis (Tripadvisor)

Com mesas ao ar livre, a sorveteria chama a atenção principalmente da criançada, pois tem um coelho enorme logo em frente ao local.

Lugar charmoso e acessível, oferece diferentes sabores de sorvete como tapioca e Nutella ninho trufado, goiaba e pistache – tudo sem deixar de lado a  qualidade excepcional em cada produto.

Se você for mais tradicional, pode pedir saladas de frutas, açaí e sorvetes. Já para os que gostam de arriscar, há opções como brownie com sorvete e banana split.

Endereço: Rua Mucugê, número 5, Arraial d’Ajuda.

Horário de atendimento: Todos os dias das 16:00 às 00:00.

Bistro d’Oliveira

Bistrô D'Oliveira
Crédito: Bistrô D’Oliveira (Tripadvisor)

Ambiente espaçoso, com iluminação suave e uma música baixinha que criam um clima para lá de romântico e agradável. Uma ótima opção para quem procura um jantar tranquilo longe da agitação.

O carro chefe do bistrô são os frutos do mar, mas o restaurante possui um cardápio variado com pratos requintados e deliciosos, além de opções vegetarianas. Porções bem servidas e boa apresentação são a marca do lugar. Para uma experiência completa da entrada até a sobremesa, uma boa pedida são as sugestões do chef.

Mas para você já ficar com água na boca, aqui vão algumas sugestões: para começar  tem as deliciosas bruschettas de tomates e queijo, com delicado aroma de tomilho. Recomendamos também o carpaccio de filé, tartar de salmão  e filé mignon alto.

Para os vegetarianos, recomendamos o delicioso risoto de aspargos com queijo brie e batatas ao murro.

Endereço: Estrada Da Balsa, número 932, Arraial d’Ajuda.

Horário de funcionamento: De segunda a domingo das 18:00 às 23:59.

Manguti

Manguti
Crédito: marcyjunqueira (Tripadvisor)

Localizado na rua mais charmosa de Arraial, o Manguti se destaca pelo simpático atendimento e pratos bem servidos de uma comida caseira maravilhosa e com gostinho de casa de vó, além da carta de vinhos fora de série.

O cardápio variado vai do nhoque com mignon, passando por filé a parmegiana e talharim, até os frutos do mar e moquecas, tudo o que você imaginar para uma refeição gostosa em um ambiente acolhedor.

Endereço: Rua do Mucugê, número 99, Arraial d’Ajuda.

Horário de funcionamento: De segunda a domingo das 12:00 as 23:30.

Restaurante Praia das Tartarugas

Restaurante Praia das Tartarugas
Crédito: Restaurante Praia das Tartarugas (Tripadvisor)

Ambiente e atendimento impecáveis são o que define o Restaurante Praia das Tartarugas.

Ideal para quem prefere passar um dia de praia tranquilo e relaxante.  O ambiente é rústico, mas a decoração elegante e integrada à natureza faz do lugar um cenário espetacular.

Na parte superior da estrutura ficam as falésias e o bar de apoio na praia, de acesso restrito e privado, com atendimento apenas sob reserva. Na parte do restaurante, é possível encontrar bangalôs individuais aconchegantes e experimentar a culinária mediterrânea e baiana.

Falando da culinária, não deixe de provar a peixada tartaruga, prato que vem com peixe, camarão e polvo. De sobremesa, a melhor pedida são os quadradinhos de tapioca com canela e doce de leite: sabor sensacional.

Endereço: Estrada de Trancoso, km 18, Condomínio Terravista Vilas Praia das Tartarugas, Trancoso, Porto Seguro – BA.

Horário de funcionamento: De terça a domingo das 9:30 às 17:00.

Pronto para curtir Arraial d’Ajuda?

Com todas essas dicas, esperamos que não sobre um minutinho que não seja bem aproveitado em sua passada por Arraial. Afinal, esta é uma localidade daquelas que trazem muitas lembranças à mente e também, claro, conta com a alegria inigualável do povo baiano.

E não esqueça aquela água de coco para hidratar entre um passeio e outro. Lembre-se, se beber, não dirija. Boa viagem a todos!