O que fazer em Trancoso? Os 12 Melhores Passeios e Atrações da Região

Você já ouviu falar, sonha em conhecer, mas ainda tem dúvida: o que fazer em Trancoso? O destino turístico famoso por receber celebridades é um dos lugares mais incríveis para conhecer, no litoral sul da Bahia.

Da graciosa praça de Quadrado de Trancoso à Ponta do Corumbau, há muitas belezas a explorar por lá, então é normal não saber o que fazer em Trancoso.

Por isso, fizemos este guia de turismo para você descobrir Trancoso e saber exatamente o que fazer no distrito de Porto Seguro.

Desde o vilarejo rústico de Caraíva até à Praia do Espelho, tenha certeza que fazer um roteiro de 1 dia só será bem complicado.

Portanto, fique conosco até o fim deste post e saiba como aproveitar Trancoso da Bahia. Acompanhe!

Trancoso, um dos melhores destinos baianos da Costa do Descobrimento

Trancoso
Crédito: Tabajara (Flickr)

Localizada na região da Costa do Descobrimento, a 47 km de Porto Seguro e 22 km de Arraial D’Ajuda, Trancoso é um dos melhores destinos do litoral sul da Bahia.

O passeio por lá requer tempo, pois é impossível aproveitar tudo em apenas 1 dia de viagem. Afinal, Trancoso tem uma das melhores praias da Bahia e lugares muito simpáticos para visitar.

Há também espaço para conferir a história local entre as casas coloridas da praça do Quadrado de Trancoso, o que já dá uma ideia sobre o que fazer em Trancoso, um lugar tão pitoresco.

Além disso, o passeio em Trancoso também é bastante procurado por celebridades. É a casa de Elba Ramalho que, inclusive, tem um projeto chamado Elba Convida, com shows no FlyClub ou Café de la Musique.

Então, se você curte agito, vai gostar de passear por Trancoso e participar de programas onde você pode encontrar desde Preta Gil ao Padre Fábio de Mello, como convidados do show Elba Convida.

Mas, se você prefere tranquilidade, saiba que dá para dividir seu tempo em Trancoso e curtir praias desertas, viu?

Portanto, confira a seguir nossas dicas de viagem a Trancoso!

O que fazer em Trancoso: dicas de passeios

1. Entrar no clima bucólico em Quadrado de Trancoso

Praça do Quadrado
Crédito: Antonio De Biase (Flickr)

Trancoso tem uma praça principal, chamada Quadrado, uma espécie de vila cheia de casas coloridas e que traz aquela sensação de harmonia entre os habitantes.

Nada ali é só para turista ver. Crianças jogando bola, andando de bicicleta, pessoas circulando normalmente, fazendo festa, ou seja, você vai encontrar um ambiente bucólico em meio ao paraíso.

A história por trás da praça de Quadrado

Algumas casas possuem placas que informam sobre a história dessas casas e de seus moradores.

O que se sabe é que por trás da simplicidade e dos imóveis pequenos, elas escondem características que vão além das aparências.

Uma dessas histórias por trás de um conjunto de casas coloridas e singelas é que ela já foi uma aldeia jesuíta no século 16, chamada de São João Batista dos Índios.

Uma das placas, inclusive, conta que no século 19, em 1817, as 50 casas eram ocupadas por índios, em torno de 500 habitantes.

De lá para cá, as coisas foram mudando para os moradores de Quadrado. Além de ganhar eletricidade na década de 80, Quadrado recebeu turistas anos depois, que eram chamados, até então, de forasteiros ou biribandos (na linguagem dos habitantes locais).

A Igrejinha do Quadrado

Igreja do Quadrado
Crédito: Carolina Torres (Flickr)

A Igreja São João Batista, mais conhecida como Igrejinha do Quadrado, é um destino à parte para conhecer a região.

Construída sob as ruínas de um convento jesuíta, a Igreja São João Batista “esconde” um mirante logo atrás dela.

Quem for viajar para o litoral sul da Bahia em excursão, saiba que o mirante é um dos destinos para os viajantes. De lá, é possível avistar a Praia dos Nativos, a Praia dos Coqueiros e o Rio Trancoso. É maravilhoso!

2. Curtir os agitos da Praia dos Nativos, entre as melhores praias de Trancoso

Praia dos Nativos
Crédito: Hayner Nascimento (Flickr)

Agito e tranquilidade se misturam na Praia dos Nativos, uma das melhores praias de Trancoso.

Rodeada por uma bela vegetação, o cenário paradisíaco divide espaço com as pousadas sofisticadas e quiosques mais simples, para quem adora porções generosas e bons drinks.

Situada no litoral norte, onde também os turistas encontram o Rio da Barra e Taípe, a Praia dos Nativos possui o status de praia da badalação, graças à barraca FlyClub, famosíssima por lá.

Porém, há uma faixa de areia deserta logo à esquerda, o que justifica essa ideia de que a praia é para todas as tribos: as tribos do agito e da tranquilidade.

Aproveite para se deslumbrar com a piscina de água doce, formada pelo encontro do mar de Trancoso com o rio. Simplesmente espetacular!

E quando a praia estiver com maré baixa, dá para caminhar pela Praia dos Nativos, Praia das Tartarugas, Praia do Rio da Barra, e ainda admirar as falésias da Praia da Pitinga e de Taípe.

É uma dica e tanto para quem não sabe o que fazer em Trancoso.

3. Ter a sorte de ver os espelhos d’água na Praia do Espelho

Praia do Espelho
Crédito: dallamarjorie (Flickr)

Se você nunca viu falésias – acidentes geográficos, muito comuns em litorais, formadas pela ação do mar e com encosta íngreme –, imagine falésias multicoloridas?

Na Praia do Espelho, você vai precisar de um dia inteiro para apreciar essa vista paradisíaca e aproveitar a areia branquinha dessa praia.

Sobre o nome da praia, não é à toa. Em momentos raros, com maré baixa e nenhum vento, é possível contemplar a formação do espelho na água, corais e piscinas naturais. Pura perfeição!

Para não sair frustrado (a), o ideal é acompanhar a tábua das marés, que indica o estado da maré, antes de sua viagem. Geralmente, a maré fica baixa no período de lua cheia e lua nova.

Sobre a infraestrutura, uma curiosidade: parte dela está concentrada na Praia de Curuípe, vizinha da Praia do Espelho. Só que, na verdade, quando alguém fala em Praia do Espelho, está se referindo a Curuípe.

4. Descansar na Praia dos Coqueiros

Praia dos Coqueiros
Crédito: Leandro Macedo Gonçalves (Flickr)

Uma das praias de Trancoso mais populares é a Praia dos Coqueiros. Uma visão paradisíaca de um cenário repleto de coqueiros espalhados pela longa faixa de areia.

Por ali é muito comum encontrar quiosques com petiscos saborosos e venda de espreguiçadeira e cadeiras para descansar, enquanto aproveita a luz do sol.

Localizada no centro de Trancoso, próxima de Quadrado, é na Praia dos Coqueiros onde você encontra o famoso Café de la Musique, ideal para quem pode gastar com um local mais chique.

Porém, há outros restaurantes pé na areia que satisfazem muito bem a fome dos viajantes. Sobre a hospedagem, por incrível que pareça, a Praia dos Coqueiros não tem muitas opções, mas a dica é a pousada Le Refuge.

Para quem gosta de fazer caminhadas, aproveite a maré baixa para andar pela Praia do Rio Verde, Praia de Itapororoca e Praia de Itaquena.

5. Explorar o cenário árido da Praia de Itaquena

Praia de Itaquena
Crédito: Carlos Alkmin (Flickr)

Longe dos olhares da famosa Trancoso e, por isso, deserta, tem a Praia de Itaquena. Sua areia branquinha e as piscinas naturais em meio aos corais tornam essa praia em um pedaço de paraíso.

A vegetação do vale do Rio dos Frades dá esse aspecto árido ao cenário – é uma beleza, diga-se de passagem.

Para quem curte boas ondas, principalmente os surfistas, e não sabe o que fazer em Trancoso, vale explorar os trechos dessa praia, que tem proteção ambiental.

Mas, para chegar até Itaquena é preciso seguir a pé ou de quadriciclo, e o trajeto é bem interessante, apesar de muita gente ter preferência pelas praias de fácil acesso.

Para chegar lá, siga a pé pelas areias da Praia dos Coqueiros (durante a maré baixa) e caminhe por cerca de 2 horas.

Caso não tenha fôlego para caminhar ou tenha receio da maré alta surpreender no meio do caminho, vá de quadriciclo, com ajuda de um guia.

6. Andar de quadriciclo na Praia de Itapororoca

Praia de Itapororoca
Crédito: Rodrigo Soldon (Flickr)

Outra praia deserta é a de Itapororoca, bem próxima à Praia de Itaquena. Sem muitos quiosques ou restaurantes, a vista dos viajantes é dos condomínios luxuosos, mas isso não atrapalha a experiência de ninguém.

Isso porque se você curte praias desertas, a Praia de Itapororoca em Trancoso tem faixa de areia lindíssima, piscinas naturais, corais e amendoeiras.

Para chegar ao local, pode ir a pé, de carro ou de quadriciclo. A praia está localizada entre a Praia do Rio Verde e a Praia de Patimirim, e as pouquíssimas opções para comer você encontra na Casa Clube Trancoso ou Pousada Tutabel.

Mas a dica é levar seu próprio lanche para o seu roteiro na Praia de Itapororoca, justamente por serem raras as opções de restaurantes e quiosques.

7. Aproveitar as belezas da Praia Rio Verde

Praia Rio Verde
Crédito: Rodrigo Soldon (Flickr)

Coladinha com a Praia de Itapororoca está a Praia do Rio Verde, famosa pelo status de praia do nudismo, nos anos 90.

Excursões de Porto Seguro e as instalações de barracas marcaram o fim do naturismo em Rio Verde, mas a praia não perdeu sua beleza e o interesse dos turistas.

É possível caminhar até a Praia de Itaquena e Itapororoca durante a maré baixa. Ótima oportunidade para apreciar as piscinas naturais e evitar a areia fofa da maré alta.

O bom é que Rio Verde fica a apenas 2 km de Quadrado de Trancoso, então dá para curtir o cenário bucólico de Quadrado e esticar nas areias de Rio Verde, Itapororoca e Itaquena.

Bom demais, não?

8. Admirar as falésias na Praia Rio da Barra

Praia do Rio da Barra
Crédito: Tabajara (Flickr)

Se vai caminhar para o Arraial D’Ajuda, inclua em sua rota obrigatória a Praia Rio da Barra, vizinha da Praia dos Nativos.

Isolada, como muitas praias de Trancoso que mencionamos neste post, a Praia Rio da Barra tem falésias multicoloridas, coqueiros e as famosas piscinas naturais.

O local, perfeito para quem não abre mão da tranquilidade, possui apenas o restaurante Rio da Barra, mas não se preocupe, pois as refeições devem agradar qualquer paladar.

Mas se não curtir, o jeito é seguir para a Praia dos Nativos e escolher um dos lugares para comer – e não é pouco! Lembre-se que é uma das melhores e mais famosas praias de Trancoso, na Bahia.

Para chegar ao Rio da Barra, escolha entre carro, quadriciclo, moto táxi, ou siga a pé, durante a maré baixa.

Essas foram as praias mais conhecidas da região para quem tem dúvidas sobre o que fazer em Trancoso. Contudo, há muito mais atividades nesse paraíso do litoral sul baiano. Vamos prosseguir!

9. Curtir as noites em Trancoso

Trancoso a noite
Crédito: Aldeias Históricas de Portugal (Flickr)

Se você pretende viajar para a Bahia durante a baixa temporada e acha que não tem o que fazer em Trancoso à noite, saiba que há atrativos, sim!

A vida noturna para os trancosenses é bem tranquila, dá para curtir os bares e saborear os petiscos da região de Quadrado, principalmente no Central Music Bar Trancoso.

A propósito, Quadrado agrada bastante os turistas com seu clima rústico e romântico, o que é uma excelente oportunidade para um jantar à luz de velas.

Agora, se a sua intenção é ter Trancoso como seu destino na alta temporada, ou seja, entre dezembro e março, saiba que você vai encontrar muito agito.

A cidade fica animada para as festas de ano novo e Carnaval, que começam cedo e não têm hora para terminar. São beach clubs regadas a drinks e muito agito. Quem é festeiro, vai amar!

Para aproveitar esses eventos de muita badalação, vá para a Praia dos Nativos e Praia dos Coqueiros.

10. Experimente o tempero baiano em Trancoso

Comida Baiana
Crédito: Rosilda Cruz (Flickr)

A gente sabe que uma viagem para qualquer lugar que seja não é só por causa do cenário, mas também pela comida regional. E isso não seria diferente em Trancoso.

Trancoso tem bons restaurantes e bares para matar aquela fome assim que os turistas chegam da praia.

E vamos combinar que não há nada melhor que saborear o melhor da comida baiana de frente para o mar, em espreguiçadeiras e mesas na areia, não é?

Porém, como nada é perfeito, comer em restaurantes com o pé na areia exige mais do seu orçamento. Avalie bem onde comer em Trancoso para não ter que encurtar sua viagem. Há bons lugares para comer e beber fora da areia, então passar fome você não vai.

11. Faça compras em Quadrado

Fazer compras em Quadrado
Crédito: Charles Stefferson (Flickr)

Antes de sair de Trancoso, não deixe de fazer comprinhas no vilarejo de Quadrado. Há lojinhas de artesanato para você levar um pedacinho da vila com você.

Claro, estamos levando em conta que você vai amar a cidade assim que chegar em Trancoso e, por isso, vai querer levar uma almofada com estampa de igrejinha, e outros artesanatos em cores lindíssimas.

Mas se você prefere roupas, saiba que Trancoso tem peças assinadas por estilistas que podem agradar o público geral, assim como há também comprinhas básicas.

Enfim, não saia da cidade sem levar a graça e o colorido dessa vila com você.

12. Invista em passeios de quadriciclo ou lancha

Passeio de Lancha
Crédito: Kelson Souza (Flickr)

Chegar em Trancoso e ainda não saber o que fazer é desperdiçar um tempo precioso. Isso porque, como já vimos, os preços para comer à beira-mar não são dos mais econômicos, e a depender de como você pretende chegar à cidade, pode sair mais caro ainda.

Por isso, anote essa dica: faça passeios de quadriciclo ou lancha por Trancoso. Não fique apenas na caminhada na areia ou descansando de frente para o mar.

Lembra quando falamos neste post sobre as piscinas naturais, as falésias multicoloridas (Praia do Espelho e Praia do Rio da Barra) e a vegetação árida de algumas praias (como no vale do Rio dos Frades)?

Pois é, admirar cada beleza natural de Trancoso a bordo de um quadriciclo é simplesmente fantástico!

Trancoso e arredores: o que fazer?

Passeio em Caraíva

o que fazer em Caraíva
Crédito: Rui Britto (Flickr)

Caraíva é uma pequena vila à beira-mar, com paisagens desérticas e praias isoladas. Perfeita combinação para quem busca descansar.

As águas do rio Caraíva são uma delícia, sem contar as piscinas naturais que embelezam a região. Por lá você pode passear de canoa ou caiaque e conhecer a Ponta de Corumbau, a Praia de Satu e a do Camarão.

Passeio em Arraial D’Ajuda

melhores praias de Arraial D'Ajuda
Crédito: André Ferreira (Flickr)

Muito próximo de Trancoso, as águas claríssimas e a areia fofa não deixam dúvidas de que o Arraial D’Ajuda é incrível demais para você dispensar do seu roteiro de viagem.

Você pode mergulhar no Parque Marinho de Recife de Fora, onde há diferentes espécies de peixes. É uma experiência muito boa!

O que também é uma coisa boa é a visita ao centro histórico do Arraial D’Ajuda, onde tem a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda. Depois é só esticar para a vida noturna e conferir o que há de bom na rua Mucugê, local de bares e restaurantes.

Passeio em Porto Seguro

Cidade Histórica de Porto Seguro
Crédito: Coral (Flickr)

Se ainda não sabe o que fazer em Trancoso, anota aí: Porto Seguro, a cidade que abriga as melhores praias da região.

O local une as belezas naturais com o seu contexto histórico, por isso vale a pena dar um pulo no centro histórico da cidade.

Vale a pena também conhecer as praias de Porto Seguro, como a Pitinga, a Praia de Itacimirim, Coroa Vermelha e a Praia de Taperapuã.

Além disso, um dos pontos turísticos de Porto Seguro é a famosa Passarela do Álcool, conhecida como Passarela do Descobrimento. Lá, você vai encontrar restaurantes e quiosques com comidinha típica baiana e lojinhas para comprar artesanato.

Porto Seguro é um dos melhores lugares para conhecer, vale muito a pena!

Onde comer em Trancoso: os melhores restaurantes

Onde comer em Trancoso
Crédito: Antonio De Biase (Flickr)

Se você vai comer à beira-mar ou em Quadrado já sabe que vai precisar desembolsar uma grana. Mas ao sair da areia e da vila, os preços ficam mais leves para o bolso e o sabor não deixa a desejar.

De cardápios sofisticados a comida a quilo baratos, Trancoso tem opções variadas e para todos os gostos. Veja nossas dicas de onde comer em Trancoso!

Restaurantes em Quadrado

Se você se apaixonou por Quadrado, por andar em Quadrado e por fazer compras em Quadrado, óbvio que vai querer comer em Quadrado, certo?

Mas lembre-se que comer em Quadrado de Trancoso depende de sua disposição financeira. Os preços são salgados porque as pessoas pagam pela comida, pelo ambiente e por todo o aconchego do lugar.

Vale a pena? Claro que vale! Há opções diversas de comida baiana, internacional e vegetariana também, e em alguns deles dá para saborear os pratos enquanto contempla a área verde local.

Veja alguns restaurantes para comer em Quadrado:

  • Capim Santo;
  • El Gordo;
  • Cacau;
  • Canto do Quadrado;
  • Maritaca;
  • Rabanete;
  • Tapioca da Elma;
  • Tapioca da Sandra.

Com preços mais em conta:

  • Sabor do Mundo;
  • Zukka;
  • Acarajé da Chica;
  • Restaurante Casa Mineira;
  • Lá no Dom.

Todos esses ficam na principal avenida da cidade, na Estrada de Trancoso.

Restaurantes nas praias de Trancoso

Já sabemos que nem toda praia em Trancoso oferece boa oferta de restaurantes e quiosques, mas as que você encontrar à beira-mar são bem caras.

Para você ter uma ideia, os petiscos mais baratos não custam menos que R$30 e as moquecas podem ultrapassar os R$100. Complicado, não?

Ainda bem que há opções mais econômicas que ficam fora da areia. Mas esses preços levam em conta não só o ambiente e a comida, mas também a vista da praia. Afinal, muitos turistas não querem sair da areia, trocar de roupa e ir até outro restaurante na estrada.

Entre os restaurantes e quiosques mais comuns de encontrar são os da Praia dos Coqueiros e os da Praia dos Nativos. Confira algumas opções abaixo:

Na Praia dos Coqueiros

  • Cabana Enseada Beach Trancoso;
  • Barraca do Jonas;
  • Silvana & Cia Praia.

Na Praia dos Nativos

  • FlyClub Bar;
  • Cabana do Zé Barbudo;
  • Villas de Trancoso Bar de Praia e Restaurante.

Na Praia Rio da Barra

  • Rio da Barra Restaurante.

Praia do Rio Verde

  • Casa Clube Trancoso;
  • Beach Club Bahia Bonita;
  • Villas de Aragon.

Pousadas em Trancoso

Pousada em Trancoso
Crédito: Marcelo Nacinovic (Flickr)

Há duas opções de hospedagem em Trancoso: no centro de Trancoso, em Quadrado, ou à beira-mar. Sendo que se você optar por Quadrado, além de um custo menor, você ficará próximo de bons restaurantes e da vida noturna.

Já se você optar por hospedagem ao pé da areia, já sabe: mãos nos bolsos porque o negócio é caro!

Mas para não ficar na dúvida, selecionamos três dicas para saber qual região é melhor para você se hospedar. Confere aí:

  • Escolha o Quadrado de Trancoso se você quiser ficar pertinho dos restaurantes e do agito da noite, mas não vê problema em caminhar por, no máximo, 10 minutos, para chegar à praia;
  • Prefira pousadas com estacionamento privativo, se você estiver de carro. As vagas na rua costumam ser bem disputadas na alta temporada;
  • Opte por hospedagem com sofás e espreguiçadeiras para relaxar, após bater perna por Trancoso. Piscinas também são diferenciais em um dia de calor e que nem todas as pousadas têm a oferecer;
  • Vá de pousadas pé na areia se o seu negócio é fazer um passeio pelas praias de Trancoso.

Opções de hospedagem em Trancoso

Há uma boa oferta de pousadas e hotéis em Trancoso, perto de diferentes praias da região ou em Quadrado. A seleção abaixo pode ajudar na decisão.

>> Clique aqui para conferir as ofertas.

Quadrado de Trancoso – Onde se hospedar?

  • Pousada Café Cultura;
  • Pousada Capim Santo;
  • Hospedaria do Quadrado;
  • Pousada Hibisco;
  • Pousada Seis e Meia.

Praia do Espelho – Onde se hospedar?

  • Pousada do Outeiro;
  • Pousada Enseada do Espelho;
  • Hotel Fazenda Calá & Divino;
  • Hotel e Restaurante do Baiano – Praia do Espelho.

Praia dos Nativos e Praia dos Coqueiros – Onde se hospedar?

  • Pousada Le Refuge;
  • Pousada Villas de Trancoso;
  • Casas da Lia;
  • Pousada Som do Mar.

Praia do Rio Verde e Praia de Itapororoca – Onde se hospedar?

  • Villas de Aragon Hotel Boutique;
  • Casa Clube Trancoso;
  • Pousada Aldeia do Sol;
  • Pousada Tutabel.

Praia do Rio da Barra – Onde se hospedar?

  • Casa do Dadinho;
  • Club Med Trancoso;
  • Terravista Vilas Trancoso.
  • Tanto o Club Med quanto o Terravista ficam entre Trancoso e Arraial D’Ajuda.

>> Clique aqui para conferir as ofertas.

Já sabe o que fazer em Trancoso?

Trancoso
Crédito: Michell Zappa (Flickr)

Entre lindas praias, paisagens paradisíacas e o charme incontestável de Quadrado, ficou mais fácil responder a essa pergunta, não é?

Dessa forma, você pode aproveitar um maravilhoso café da manhã na pousada, dar um mergulho nas praias de Trancoso, tirar fotos das paisagens e do mar deslumbrante, e visitar o vilarejo de Quadrado, sozinho ou em família, por exemplo.

De fato, há muitos destinos turísticos na cidade de Trancoso, na Bahia, passando por Arraial D’Ajuda até Porto Seguro. Atrações dentro e nos arredores de Trancoso.

E agora que você sabe onde comer e onde se hospedar, já sabe o que fazer em Trancoso, não é?

Perguntas e respostas

O que não deixar de fazer em Trancoso?

Mergulhar nas principais praias de Trancoso, comer na singela região do Quadrado e andar de quadriciclo nas areias de Itapororoca e Itaquena.